NEWSLETTER

Email:
Telefone:
 

ENQUETE

(Abril/2017) Qual o seu interesse neste site?

Sou hidroponista, busco mais conhecimento na área

Sou produtor convencional, quero migrar para a Hidroponia

Sou empresário/fornecedor, quero investir no setor

Sou consumidor, quero informações

Outro objetivo? Comente pelo e-mail redacao@revistahidroponia.com.br
















































































NOTÍCIAS


1° Simpósio Sul Brasileiro de Olericultura é realizado em Maringá (PR)

Iniciativa da UEM promoveu mesas-redondas, palestras, apresentação de trabalhos científicos, minicursos e dia de campo

05/09/2017


Entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro, em Maringá (PR), foi realizado o 1° Simpósio Sul Brasileiro de Olericultura. Iniciativa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o evento promoveu mesas-redondas, palestras, apresentação de trabalhos científicos (na forma de pôsteres), minicursos e dia de campo.

Guiado pelo tema “Horticultura: Ciência e Tecnologia em Prol do Agricultor”, o evento reuniu cerca de mil pessoas entre produtores, pesquisadores, alunos e agrônomos. “Do total, 618 eram produtores”, destaca o presidente do simpósio e professor da UEM, José Usan Torres Brandão Filho.

E é exatamente no produtor que esteve o foco acadêmico do evento. “Todos os trabalhos científicos exibidos nasceram da própria UEM. Eles tiveram como objetivo comum a apresentação de resultados práticos, que efetivamente trouxessem informações pertinentes aos produtores”, declara o presidente do simpósio.

Participação da Hidroponia

Durante o dia de campo, todos os participantes do simpósio tiveram a oportunidade de visitar oito estações de cultivo, sendo duas delas com sistemas hidropônicos. O tema do cultivo sem solo marcou presença tanto em palestras, quanto em minicursos no decorrer do evento.

“Acredito que a Hidroponia é um caminho sem volta e uma tendência cada vez maior. Não vejo que o cultivo sem solo tenha vindo para substituir algo, mas sim para atender a um nicho de mercado cada vez maior”, declara Filho. Para ele, a qualidade dos alimentos hidropônicos atende a alta exigência gastronômica e se configura em mais uma opção para o consumidor.

Como surgiu o evento

No ano passado, dez professores de diversas áreas do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) idealizaram um projeto com a finalidade de auxiliar pequenos e médios produtores do Noroeste do Paraná.

Deste projeto, intitulado "Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Horticultura", financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), nasceu o Grupo Estudos Avançados em Horticultura.

Desde então, este grupo realiza diversas ações com o propósito de desenvolver e implementar a horticultura local, ao mesmo tempo em que propicia estudo e treinamento aos participantes. Dentre essas ações, surgiu a iniciativa da organização e realização do 1° Simpósio Sul Brasileiro de Olericultura. 



NOTÍCIAS RELACIONADAS